Pesquisar este blog

domingo, 4 de julho de 2010

DIA 10 DE JULHO – DIA DA SAÚDE OCULAR



“Ora ora, não percebeis que com os olhos alcançais toda a beleza do mundo? O olho é o senhor da astronomia e o autor da cosmografia; ele desvenda e corrige toda a arte da humanidade; conduzem os homens as partes mais distantes do mundo; é o príncipe da matemática, e as ciências que o têm por fundamento são perfeitamente corretas.



O olho mede a distância e o tamanho das estrelas; encontra os elementos e suas localizações; ele... deu origem à arquitetura, a perspectiva, e a divina arte da pintura.


...Que povos, que línguas poderão descrever completamente sua função! O olho é a janela do corpo humano pela qual ele abre os caminhos e se deleita com a beleza do mundo.” (LEONARDO DA VINCI 1452-1519)



                
SAÚDE OCULAR
 
   
O dia 10 de julho chama atenção para um tema muito importante do nosso dia-a-dia: Dia da Saúde Ocular.


A visão é um dos sentidos mais importantes e requer muitos cuidados.

O que é mais importante saber é que com ações preventivas, as principais doenças da visão podem ser evitadas.

Várias doenças que levam à cegueira ocorrem nos países em desenvolvimento, como o Brasil.

As pessoas ainda não têm o hábito de realizar exames periódicos, conseqüentemente, preventivos. Dois em cada três casos de cegueira poderiam ser evitados caso houvesse a descoberta do problema em seu estágio inicial. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado e rápido das doenças evitam complicações, que podem acarretar na perda da visão.


BEBÊS


Os cuidados com a visão começam ao nascimento. Até mesmo no útero, os bebês sabem a diferença entre claro e escuro. Ao nascer, eles conseguem enxergar formas, acompanhando as linhas onde o claro e o escuro se encontram. Mesmo assim, eles levam várias semanas até enxergar a primeira cor primária: o vermelho. Os recém-nascidos enxergam a uma distância aproximada de 25 a 30 centímetros - distância do rosto da mãe quando está amamentando. Com três meses conseguem seguir um objeto em movimento. Móbiles e brinquedos podem estimular o desenvolvimento visual. Já com seis meses a retina está bem desenvolvida. Conseguem ver pequenos detalhes; a percepção de distância e profundidade continua melhorando.

Com um ano de idade o bebê possui coordenação olho-mão que é aperfeiçoada através de jogos que envolvem a relação ver e pegar.

Assim, desde o nascimento já podemos dar diagnósticos de algumas doenças:


Hipermetropia;

Miopia;

Estrabismo;

Retinopatia da prematuridade e muitas outras.


Seria importante observar se o seu filho tem alguma perda de visão aparente, se esfrega muito ou fecha um dos olhos com freqüência, se apresenta olhos desalinhados após o quarto mês de vida, se estiver com olhos inflamados ou se ao tirar uma foto alguns dos olhos estiver branco (Leucocoria)


Ainda que o desenvolvimento físico do olho seja mais intenso no primeiro ano de vida, as crianças continuam aperfeiçoando sua capacidade visual ao longo da infância.


ADOLESCÊNCIA ATÉ OS 40 ANOS


Já na adolescência e até os 40 anos, além dos cuidados normais devemos lembrar que sessenta milhões de pessoas sofrem de problemas visuais devido ao uso do computador - e esse número vem aumentando em um milhão a cada ano. Devemos sempre ter o cuidado de a cada 40 minutos do uso do computador dar um descanso de 10 minutos. Mantenha o monitor de seu computador a 50 ou 60 cm de seus olhos, ligeiramente abaixo da linha dos olhos. Os sintomas podem ser:

Olhos secos, vermelhos e irritados;

Dores de cabeça;

Dores nas costas e no pescoço e

Dificuldade de focalização.


Com o passar do tempo, nossa visão pode sofrer alterações. Podemos passar a precisar de mais luz para enxergar, ter maior dificuldade em diferenciar tons de azul e verde e apresentar problemas ao focalizar objetos próximos. Felizmente, existem muitos produtos e tratamentos que podem nos ajudar a manter uma visão de boa qualidade.


A PARTIR DOS 40 ANOS


A partir dos 40 anos começamos a ter uma baixa de visão para perto, conhecida como vista cansada (presbiopia). Nesta fase temos que avaliar também, em um exame de rotina, a pressão intra-ocular e o mapeamento de retina. Algumas doenças como catarata e glaucoma podem aparecer. Doenças sistêmicas como Hipertensão Arterial e Diabetes exigem uma avaliação oftalmológica semestral.

Exames periódicos são a melhor forma de proteger a visão - uma precaução fácil de tomar -, já que muitas doenças podem ser curadas ou desaceleradas se descobertas a tempo.

Quando chegamos na TERCEIRA IDADE, conhecida também como “melhor idade” devemos nos preocupar em visitar nosso oftalmologista regularmente - e aprender sobre problemas de visão que podem nos afetar. Uma das doenças que é considerada a principal causa de baixa de visão após 50 anos de idade é a DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONA À IDADE – DMRI. Ocorrem em ambos os olhos e é causada pelo envelhecimento da área central da retina, isto é, a mácula – localizada no fundo do olho. O dano afeta os fotorreceptores, que são células da retina envolvidas no processo visual. Os sintomas iniciais podem ser apenas um embaçamento visual, principalmente para leitura, ou subitamente a perda da visão central (mancha escura.


A doença tem caráter hereditário (predisposição genética), no entanto existem fatores de risco para que ela se desenvolva, tais como:

Exposição à luz solar (radiação ultravioleta), principalmente em pessoas de pele e olhos claros;

Indivíduos fumantes e Diabéticos.


A pessoa que apresenta os sintomas descritos ou que tenha alguém na família com a doença deve procurar mediatamente o seu oftalmologista, já que a evolução é rápida. Poderá ser necessária a realização de alguns exames, como a retinografia que fornece fotografias do fundo do olho, ou a Tomografia de Coerência Óptica para se analisar o estágio da doença. A partir daí, se for o caso, o oftalmologista indicará nesta fase o tratamento para estabilizar a visão. Estudos têm mostrado que minerais antioxidantes e outras vitaminas podem ajudar a combater os radicais livres e a retardar ou prevenir doenças relacionadas a eles.



Já a CATARATA é uma forma degenerativa de doença ocular na qual a lente se torna gradativamente opaca, e a visão, desfocada. Pode ocorrer como resultado de outras doenças oculares, mas a maioria dos casos é causada pela idade (figura 4). Na verdade, acredita-se que todas as pessoas teriam catarata se vivessem tempo suficiente. Hoje em dia, a catarata é a principal causa de cegueira entre adultos nos Estados Unidos. Embora não haja uma forma de prevenir a catarata, existem alguns cuidados que podemos tomar:

Evitar o cigarro;

Evitar o consumo em excesso de bebidas alcoólicas;

Proteger os seus olhos contra a luz solar.


Não há medicamentos, colírios, exercícios ou óculos que curem a catarata. No entanto, ela pode ser tratada com êxito através de cirurgia. A cirurgia envolve a remoção da lente afetada e a substituição dela por uma lente chamada lente intra-ocular.

Atualmente já está sendo usada no Brasil, em Belo Horizonte inclusive, uma lente intra-ocular, de tecnologia avançada, que permite aos pacientes tanto a visão de perto quanto de longe, sem o uso de óculos.

Essa lente possui ainda um filtro amarelo para proteger os olhos dos efeitos danosos dos raios UV invisíveis e raios azuis visíveis, que podem ser prejudiciais à sua visão.


O GLAUCOMA ocorre quando um acúmulo de líquido cria pressão no olho, danificando o nervo óptico. Pode ser causado por um bloqueio gradual no canal que normalmente drena o excesso de líquido do olho. Muitas vezes, o ângulo de drenagem se torna menos eficiente devido ao processo de envelhecimento. O glaucoma geralmente inicia de forma lenta, não exibindo nenhum sintoma até que danos sérios e irreversíveis tenham sido causados. Esse distúrbio é o principal motivo pelo qual devemos consultar um oftalmologista periodicamente após completarmos 40 anos. Com uma intervenção precoce, você terá uma chance muito maior de preservar a sua visão. Os três sinais mais comuns do glaucoma são:

Aumento da pressão intra-ocular;

Redução do campo visual e

Dano ao nervo óptico e às fibras ópticas.


Colírios podem reduzir a pressão do olho, diminuindo a produção de líquido ou aumentando o fluxo de drenagem. Esses medicamentos normalmente são eficazes, desde que usados regularmente. O glaucoma também pode ser tratado com cirurgia, com o objetivo de prevenir ou retardar danos maiores.

Estando bem informado, podemos aprender a reconhecer problemas e, possivelmente, curar ou retardar uma doença que represente ameaça à nossa visão.

Por isso insistimos em falar no quanto é importante manter uma periodicidade de visitas no oftalmologista optando, assim, por cuidados preventivos. Afinal de contas, as melhores coisas da vida são para serem vistas de perto e nitidamente.



fonte: (http://www.ficarjovemlevatempo.com.br/exibe_materia.php?codigo=298)

Responsáveis pela matéria: Dra. Ana Cristina Picchioni (CRM: 23797) e Dr.Paulo Silvério (CRM: 23765)

Atividades da saúde na E.E.Professora Rita Bicudo Pereira



Dia 05/06 - Houve o Mutirão da Saúde, compareceram 23 crianças, todas fizeram a higienização das unhas;


Dia 06/06 - Compareceram 20 crianças, ouviram a importância da Higiene Pessoal, todas fizeram a higienização das unhas;

Dia 12/06 - Compareceram 16 crianças, todas ouviram sobre a importância de Andar Calçados e aconteceu nossa festa junina, todas fizeram a higienização das unhas;

Dia 13/06 - Compareceram 18 crianças, também a importância de Andar Calçados, todas fizeram a higienização das unhas;

Dia 19/06 - Compareceram 18 crianças, todos ouviram a importância de manter as mãos sempre limpas, todas fizeram a higienização das unhas;

Dia 20/06 - Compareceram 16 crianças, também ouviram a mesma palestra, todas fizeram a higienização das unhas;

Dia 26/06 - Compareceram 20 crianças, todas fizeram a higienização das unhas e ouviram a importância de mastigar bem os alimentos;

Dia 27/06 - Compareceram 18 crianças, todas fizeram a higienização das unhas e ouviram a importância de mastigar bem os alimentos.




Raquel Camargo Uliana

Blogueira da Escola Rita Bicudo (Escola da Família)

terça-feira, 8 de junho de 2010

09 - Dia Mundial da Imunização


Dia 9 de junho, comemora-se o Dia Mundial da Imunização. Administrada por meio de vacina, a imunização ajuda o corpo a criar formas de defesa contra vírus e bactérias. Diferentemente da imunidade natural, que é gerada pelo próprio organismo, após receber a vacina, a pessoa cria a chamada imunidade adquirida ou imunização passiva.

“A vacina evita que a pessoa adoeça, diminuindo, assim, a necessidade de tratamentos médicos. O custo da prevenção torna-se bem menor que o custo da doença”, explicou a médica de família da Unidade Distrito Federal, Márcia Santos Pereira.
De acordo com a médica, enfermidades como poliomelite, varíola e sarampo foram erradicadas do país devido à imunização da população. “As pessoas só precisam ficar atentas quanto às contra-indicações. Cada tipo de vacina possui determinadas restrições. Pessoas com deficiência de imunidade e gestantes, por exemplo, devem se informar sobre quais vacinas podem tomar. Também há condicionamento da vacina com relação à idade”, disse.

A vacina normalmente é produzida com vírus vivos atenuados, toxinas ou partes do vírus, como o DNA. Quando aplicada ou ingerida, o organismo cria formas de combater o vírus contido na substância, pois o reconhece como uma ameaça à saúde. Dessa forma, quando a pessoa estiver suscetível à doença, o organismo já criou anticorpos para eliminá-la. Já quem não se vacinou pode ter as formas mais graves das doenças, com complicações e até óbito.

São raros os efeitos colaterais graves em decorrência de vacinas. É mais comum inchaço, sensibilidade no local da injeção ou febre amena. Mas são de curta duração e não interferem na rotina das pessoas vacinadas.

06/06- Dia do Teste do Pezinho




Saiba mais:

O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à deficiência intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.

Através do Teste do Pezinho básico efetuado no estado de São Paulo podem ser diagnosticadas a Fenilcetonúria, o Hipotireoidismo Congênito, a Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.

Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada na primeira semana de vida da criança e as amostras devem ser enviadas o quanto antes para o laboratório.

O Laboratório APAE de São Paulo foi o primeiro a implantar o Teste do Pezinho no Brasil e na América Latina e hoje é reconhecido como um dos três maiores do mundo nesse segmento, realizando exames para cerca de 300.000 crianças por ano.


Teste do Pezinho: Um Direito dos Brasileiros
A iniciativa da APAE de São Paulo de trazer para o Brasil, em 1976, um exame conhecido na época como “Screening Neonatal” deu origem à lei que conferiu o direito a todo recém-nascido brasileiro de realizar o Teste do Pezinho, através do Programa Nacional de Triagem Neonatal - PNTN. Hoje toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, totalmente gratuito. Esses exames são realizados em laboratórios oficiais e credenciados pelo Ministério da Saúde e as coletas de sangue são realizadas nas maternidades públicas ou nos postos de saúde.


Dia 6 de junho “Dia Nacional do Teste do Pezinho”

O Governo brasileiro, em reconhecimento ao grande serviço prestado à saúde pública, instituiu o dia 6 de junho como “Dia Nacional do Teste do Pezinho”. O projeto de lei foi proposto pelo Senador Flavio Arns, cuja iniciativa busca instituir uma data comemorativa e lembrar que o exame é um direito de todos os brasileiros.
Conheça os tipos de Teste do Pezinho da APAE de São Paulo:
Teste do Pezinho Básico: composto por três diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias.

Teste do Pezinho MAIS: composto por dez diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme e demais Hemoglobinopatias Deficiência de G-6-PD, Fibrose Cística, Galactosemia, Leucinose, Deficiência de Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Toxoplasmose Congênita.

Teste do Pezinho SUPER: faz o diagnóstico de 46 patologias, é um dos mais completos Testes de Triagem Neonatal existentes.

O teste SUPER inclui em seu painel, além de 10 doenças dos Testes do Pezinho BÁSICO e MAIS, outros 36 diagnósticos de aminoacidopatias, defeitos do metabolismo dos ácidos graxos e das acidemias orgânicas, realizados através avanço tecnológico.



Fonte: www.apaesp.org.br/TesteDoPezinhoHome.

05/06 - Dia da Ecologia

Dia Mundial da Ecologia




O biólogo alemão Ernst Haeckel propôs, em 1866, que fosse criada uma disciplina mais específica, dentro da biologia, para estudar as relações dos seres vivos com o meio ambiente. Assim, surgiu a palavra "ecologia", originada das palavras gregas oêkos (casa) e logos (estudo). Contudo, essa disciplina ficou restrita aos meios acadêmicos até o século XX, quando os cientistas e as organizações começaram a dar maior importância ao seu estudo, em especial à preservação do meio ambiente, ameaçado pela ação destrutiva do ser humano.

A ecologia ganhou importância social após um grande incidente que envolveu o petroleiro Torrey Canyon, que derramou mais de 100 mil toneladas de óleo na costa da Inglaterra, em 1967, deixando no mar uma mancha negra de 300 km². Desde então, a palavra "ecologia" ficou ligada ao conceito de preservação da natureza, e o ser humano passou a observar os resultados de sua intervenção no meio ambiente.

A preservação dos meios naturais como uma condição para a manutenção da vida é o motivo pelo qual a ONU tem se esforçado para consolidar tratados e políticas ecológicas entre as nações. Dentre os assuntos mais discutidos, estão: preservação de mananciais de águas, diminuição da emissão de poluentes e preservação das matas nativas.

Em 1992, a II Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, conhecida como Eco-92, aconteceu no Rio de Janeiro. O Brasil assumiu um compromisso para preservar a natureza, em especial as suas matas nativas, como a floresta Amazônica. A Eco-92 apresentou importantes documentos que abordaram os efeitos da economia industrial sobre o meio ambiente. Esses documentos levantaram questões de difícil aplicação, pois deliberaram sobre o desenvolvimento das nações industrializadas, ou seja, os países ricos, e também sobre os países em desenvolvimento.

Um desses documentos, a Agenda 21, assinada por 178 países, discorre sobre a aplicação regional de políticas de desenvolvimento sustentável, ou seja, o desenvolvimento que possa se auto-sustentar, sem esgotar os recursos naturais disponíveis.

Atualmente, a maior preocupação dos ecologistas tem sido o aquecimento global provocado pela emissão de poluentes na atmosfera, o qual é responsável pelas súbitas mudanças climáticas que têm sido presenciadas e que acarretam terríveis conseqüências para o ser humano. Os países poluidores, em geral os mais ricos, são os principais responsáveis pela "saúde do planeta". Em 1997, esses países assinaram o Protocolo de Kioto, comprometendo-se a suprimir 5% das emissões de gases poluentes. Contudo, o maior poluidor da atmosfera - os Estados Unidos - retirou-se do acordo, o que torna ainda mais difícil acalentar a esperança de um futuro mais saudável para a humanidade.

A ONU deliberou, na resolução no 2.994, de 14/01/1999, a comemoração do Dia da Ecologia e do Dia Mundial do Meio Ambiente.

FONTE: http://www.quiosqueazul.com.br/2009/05/dia-mundial-da-ecologia.html

Semana Mundial do Meio Ambiente



Mais uma vez o homem se prepara para nos alertar que estamos doentes de tanto fumo e outros vis dejectos e que o nosso berço vai ficar moribundo.

Mais um ano de avisos e exigências, gritos de declamantes revoltados, jornais escrevendo revoltantes noticias, ambientalistas mostrando que só eles nos podem salvar.

Tudo uma panacéia para curar todos os males, como se fosse possível passar um esponja na sujidade e livrar-nos do juízo que se avizinha final.

A evolução do homem e a grande revolução industrial no século dezoito não foram planeadas para proteger a Terra, aliás pensava-se que vivíamos numa fonte inesgotável de recursos.

Tudo era fácil desde que o homem deixou de ter que lutar pela sua subsistência com a produção artesanal e se integrou nas empresas ou fabricas do senhor que possuía a maquina milagrosa da produção.

As Revoluções Burguesas são as responsáveis da passagem do capitalismo comercial a capitalismo industrial.

Os grandes melhoramentos introduzidos por James Watt no aperfeiçoamento das maquinas a vapor, veio acelarar de forma irreversível a revolução industrial

A utilização indiscriminada do carvão foi o começo da poluição da Terra em alta escala.

O alastramento e o desenvolvimento a todos os continentes provocou o começo do aquecimento global mais tarde agravado de forma irreversível pelo uso indiscriminado do petróleo.

Os derivados do petróleo, principalmente os obtidos pela destilação atmosférica veio criar o ingrediente fatal para o aquecimento global; gasolina, oleo diesel, querosene, óleo combustível, lubrificantes, nafta, gasóleo, dissolventes, parafinas, alcatrão (asfalto) coque, xisto, fertilizantes e o famigerado plástico um horror de produtos altamente poluentes usados em queima, em gases poluidores ou dissolvidos na terra e nas águas.

Grandes meios de transporte chamados petroleiros que têm destruído todo os grandes ecossistemas ainda virgens da poluição, nos grandes desastres em que estes se partem em duas, três, ou mais partes derramando todo o inferno destruidor que trazem alojado nas suas entranhas.

Poluição dos rios até em áreas remotas como o Amazonas, alta degradação da terra de cultivo onde o uso do DDT foi tão grave que este foi proibido, o corte das grandes florestas.

Aletrina, Tetrametrina, Permetrina, Peroxido de Hidrogenio, Alcalinizantes, Sulfonato de Sódio, Solventes Minerais e todo um conjunto de nomes estranhos que nem temos a preocupação de ler, mas que entram em nossas casas como desinfectantes, inecticidas, lixívias, desodorizantes e muitos mais tudo produtos que causam hipersensibilidade cada vez maior ao homem no lidar o dia-a-dia com estes e que por força da sua fabricação já causou um dano trilhões de vezes maior ao nosso planeta.

Todos estes produtos e muitos mais estão tão inseridos na nossa vida e têm nos dados grandes níveis de conforto que os nossos ancestrais nunca tiveram, que difícil vai ser tirá-los do nosso quotidiano.

Todos sabemos que se tal acontecesse seria o caos final.

E os dirigentes de todas as nações têm melhor que nós a percepção dura do que se passa.

Os tratados firmados entre todos o países como o Tratado de Kyoto para a redução da emissão de gases que provocam o efeito estufa vem-nos mostrar que infelizmente os dirigentes de dois dos maiores países industrializados, USA e Austrália, não aderiram alegando problemas económicos.

Como é falsa esta alegação. E os outros países que aderiram não terão o mesmo problema económico?

A politização do estado de saúde do nosso planeta vem mais uma vez mostrar-nos a falsidade, que sempre regeu o homem.

Há que criar comissões ou com qualquer outra designação, mas organizações que tenham o poder de controlar e criar medidas severas para com os países poluidores.

Há que encontrar substitutos não poluentes como por exemplo o hidrogeneo que na sua combustão só emite água e calor.

O homem tem essa grande capacidade de inovar e realmente temos assistido a grandes descobertas para esse melhoramento.

Simplesmente o grande capital não permite a continuidade desses objectivos e só os irá apoiar quando encontrarem neles mais fontes inesgotáveis de receitas que possam substituir as que perderam como o esgotamento ou proibição da emissão de gases poluentes.

Há que começar já e não esperar pelas grandes catástrofes que se avizinham e que serão irreversíveis.

O que está em causa é a sobrevivência da nossa espécie, é a sobrevivência de tudo o que tem vida no nosso amado planeta.

Mas se continuarmos assim este nosso planeta irá desaparecer, irá matar todo o ser vivente existente.

Ele continuará até ao fim dos dias, mas será mais um planeta deserto no nosso sistema solar.



Victor Jerónimo


Membro da APP - Associaçao Portuguesa de Poetas; e do GPL - Gabinete Portugues de Leitura de Pernambuco. Vice-Presidente da AVSPE - Academia Virtual Sala de Poetas e Escritores.
Esta crônica foi escrita especialmente para o Evento da Semana do Meio Ambiente realizada pela AVSPE.

fonte:(http://www.mundolusiada.com.br/COLUNAS/ml_artigo_222.htm)

terça-feira, 1 de junho de 2010

No dia mundial sem Tabaco o Inca alerta mulheres sobre risco do cigarro.


No Dia Mundial sem Tabaco, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) lançou ontem uma campanha para alertar as mulheres sobre os danos à saúde causados pelo cigarro. Levantamento feito pelo órgão em estudos realizados nos últimos anos mostra que mulheres que fumam e usam pílulas anticoncepcionais têm dez vezes mais chances de sofrer ataques cardíacos e embolia pulmonar que as não fumantes que usam o método. (http://www.estadao.com.br/)


A VERDADE SOBRE A COMERCIALIZAÇÃO E CONSUMO DE CIGARROS.


Introdução


O cigarro é um dos produtos de consumo mais vendidos no mundo. Comanda legiões de compradores leais e tem um mercado em rápida expansão. Satisfeitíssimos, os fabricantes orgulham-se de ter lucros impressionantes, influência política e prestígio. O único problema é que seus melhores clientes morrem um a um.

A revista The Economist comenta: “Os cigarros estão entre os produtos de consumo mais lucrativos do mundo. São também os únicos produtos (legais) que, usados como manda o figurino, viciam a maioria dos consumidores e muitas vezes o matam.” Isso dá grandes lucros para a indústria do tabaco, mas enormes prejuízos para os clientes.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, dos Estados Unidos, a vida dos fumantes americanos é reduzida, coletivamente, todo ano, em uns cinco milhões de anos ,cerca de um minuto de vida a menos para cada minuto gasto fumando.“ O fumo mata 420.000 americanos por ano”, diz a revista Newsweek. “Isso equivale a 50 vezes mais mortes do que as causadas pelas drogas ilegais”.


O Que Vai no Cigarro



Até setecentos aditivos químicos talvez entrem nos ingredientes utilizados na fabricação de cigarros, mas a lei permite que os fabricantes guardem a lista em segredo. No entanto, constam entre os ingredientes matais pesados, pesticidas e inseticidas. Alguns são tão tóxicos que é ilegal despejá-los em aterros. Aquela atraente espiral de fumaça está repleta de umas 4.000 substâncias, entre as quais acetona, arsênico, butano, monóxido de carbono e cianido. Os pulmões dos fumantes e de quem está perto ficam expostos a pelo menos 43 substâncias comprovadamente cancerígenas.



O Que Há por Trás do Cigarro

No mundo todo, três milhões de pessoas por ano -seis por minuto- morem por causa do fumo, segundo o livro Mortality From Smoking in Developed Countries 1950-2000, publicado em conjunto pelo Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, da Grã-Bretanha, pela OMS(Organização mundial de Saúde) e pela Sociedade Americana do Câncer. Essa análise das tendências mundiais com relação ao fumo, a mais abrangente até a presente data, engloba 45 países. “Na maioria dos países”, adverte Richard Peto, do Fundo Imperial de Pesquisas do Câncer, “o pior ainda está por vir. Se persistirem os atuais padrões de tabagismo, quando os jovens fumantes de hoje chegarem à meia-idade ou à velhice, haverá cerca de 10 milhões de mortes por ano causadas pelo fumo - uma morte a cada três segundos.

O fumo é diferente de outros perigos”, diz o Dr. Alan Lopez, da OMS. “Termina matando um em cada dois fumantes”. Martin Vessey, do Departamento de Saúde Pública da Universidade de Oxford, diz algo parecido: “Essas constatações no período de 40 anos levam à terrível conclusão de que metade de todos os fumantes terminará morrendo por causa desse hábito – uma idéia muito aterradora.” Desde a década de 50,60 milhões de pessoas morreram por causa do fumo. Essa idéia é muito aterradora também para a indústria do tabaco. Se todo ano, no mundo todo, três milhões de pessoas morrem por motivos ligados ao fumo, e muitas outras param de fumar, então todo ano é preciso encontrar três milhões de novos fumantes.

Uma fonte de novos fumantes surgiu por causa do que a indústria do tabaco aclama como liberação das mulheres. O fumo entre as mulheres é fato consumado já por alguns anos nos países ocidentais e agora está ganhando terreno em lugares em que se via nisso um estigma. Os fabricantes de cigarro pretendem mudar tudo isso. Querem ajudar as mulheres a comemorar a prosperidade e a liberação recém – conquistadas. Marcas especiais de cigarro que alegam ter baixos de nicotina e alcatrão engodam as mulheres que fumam e que acham esse tipo de cigarro menos prejudicial. Outros cigarros são perfumados ou então são longos e finos – o visual que as mulheres talvez sonhem conseguir fumando. Os anúncios de cigarro na Ásia apresentam modelos orientais, jovens e chiques, elegante e sedutoramente vestidas no estilo ocidental.

No entanto, o saldo de mortes relacionadas com o fumo ganha terreno, junto com a “liberação” feminina. O número de vítimas de câncer de pulmão entre as mulheres dobrou nos últimos 20 anos na Grã-Bretanha, no Japão, na Noruega, na Polônia e na Suécia. Nos Estados Unidos e no Canadá, os índices aumentaram 300%. “Você percorreu um longo caminho, garota!”, diz um anúncio de cigarro. Alguns fabricantes de cigarro têm sua própria estratégia. Certa empresa nas Filipinas, país predominantemente católico, distribuiu calendários gratuitos em que logo abaixo da imagem da Virgem Maria aparecia, descaradamente, o logotipo do cigarro.

“Nunca tinha visto nada igual”, disse a Dra.Rosmarie Erban, conselheira de saúde da OMS, na Ásia. “Estavam tentando relacionar o ícone ao fumo, para que as mulheres filipinas não se sentissem culpadas diante da idéia de fumar.” Na China, calcula-se que 61% dos homens adultos fumam, contra apenas 7% das mulheres. Os fabricantes ocidentais de cigarro estão de olho na “liberação” dessas belas orientais, milhões das quais por muito tempo foram privadas dos “prazeres” desfrutados pelas glamorosas ocidentais. Mas há uma pedra enorme no caminho: o fabricante estatal de cigarro supre o mercado com a maior parte do produto.

As empresas ocidentais, porém, estão gradualmente conseguindo abrir as portas. Com oportunidades limitadas de publicidade, alguns fabricantes de cigarro procuram preparar o terreno para ganhar futuros clientes à surdina. A China importa filmes de Hong Kong, e em muitos deles os autores são pagos para fumar – um marketing sutil! Em vista do aumento das hostilidades em seu próprio país, a próspera indústria norte-americana do tabaco está estendendo seus tentáculos para aliciar novas vítimas. Os fatos mostram que os países em desenvolvimento são seu alvo, não importa o custo em vidas humanas.

No mundo todo as autoridades sanitárias soam o alarme. Algumas manchetes: “África combate nova praga: o fumo.” “Fumaça vira fogo na Ásia enquanto o mercado tabagista dispara.” “Índices de consumo de cigarro na Ásia causarão epidemia de câncer.” “A nova batalha do Terceiro Mundo é contra o fumo” O continente africano tem sido castigado por secas, por guerras civis e pela epidemia da AIDS. No entanto, diz o Dr.Keith Ball, cardiologista britânico, “com exceção da guerra nuclear ou da fome, o fumo é a maior ameaça para a saúde da África no futuro”.

Gigantes multinacionais contratam lavradores para cultivar tabaco. Estes derrubam árvores cuja madeira é extremamente necessária para cozinhar, aquecer ambientes e construir casas e a usam como combustível para a cura do tabaco. Cultivam lucrativas plantações de tabaco em vez de produtos alimentícios menos lucrativos. Os africanos pobres geralmente gastam grande parte de sua escassa renda em cigarro. As famílias africanas definham, desnutridas, enquanto os cofres dos fabricantes ocidentais de cigarro engordam com os lucros.


A Praga se Espalha Pelo Mundo


A África, a Europa Oriental e a América Latina são o alvo dos fabricantes ocidentais de cigarro, que vêem nos países em desenvolvimento uma gigantesca oportunidade comercial. Mas a populosa Ásia é de longe a maior mina de ouro de todos os continentes. Só a china atualmente tem mas fumantes do que toda a população dos Estados Unidos – 300millhões. Eles fumam o total assombroso de 1,6 trilhão de cigarro por ano, um terço do total consumido no mundo!

“Os médicos dizem que as implicações do estouro do fumo na Ásia são nada menores que aterradoras”, diz o jornal New York Times Richard Peto calcula que, dos dez milhões de mortes relacionadas com o fumo que se espera que ocorram todo ano nas próximas ou três décadas, dois milhões se darão na China. Cinqüenta milhões de crianças chinesas hoje vivas podem vir a morrer de doenças ligadas ao fumo, diz Peto. O Dr.Nigel Gray resumiu isso nas seguintes palavras: “A história do fumo nas últimas cinco décadas na China e na Europa Oriental condena esses países a uma grande epidemia de doenças ligadas ao fumo.

“Como pode um produto que é a causa de 400 mil mortes prematuras por ano nos EUA, um produto que o Governo norte-americano quer a todo custo que seus cidadãos deixem de consumir, de repente tornar-se diferente fora das fronteiras americanas!”, perguntou o Dr.Prakit Vateesatokit, da Campanha Antifumo da Tailândia. “Será que a saúde se torna irrelevante quando o mesmo produto é exportado para outros países?.

A próspera indústria de tabaco tem no governo dos Estados Unidos um aliado poderoso. Juntos lutam para ganhar terreno no exterior, especialmente nos mercados asiáticos. Por anos os cigarros americanos foram impedidos de entrar no mercado do Japão, Taiwan (Formosa), Tailândia e outros países, porque alguns desses governos tinham seus próprios monopólios sobre produto do tabaco. Grupos antifumo protestam contra as importações, mas a administração norte-americana usou uma arma persuasiva: tarifas punitivas .

A partir de 1985, sobre intensa pressão do Governo dos Estados Unidos, muitos países asiáticos abriram as portas, e os cigarros americanos estão invadindo o mercado. As exportações americanas de cigarro para a Ásia aumentaram 75% em 1988.

Talvez as vítimas mas trágicas da competitividade no mundo do fumo sejam as crianças um estudo divulgado na revista The Journal of the American Medical Association diz que “as crianças e os adolescente constituem 90% de todos os novos fumantes.

Um artigo na revista U.S.News & Would Report calcula em 3,1 milhões a quantidade de fumantes adolescente nos Estados Unidos. Todo dia, 3.000 jovens começam a fumar – 1.000.000 por ano. A publicidade de certo cigarro apresenta a imagem de um personagem de desenhos animados, muitas vezes com um cigarro na boca, um camelo que adora se divertir e vive atrás dos prazeres da vida. Essa publicidade é acusada de engodar crianças e adolescentes, tornando-os escravos da nicotina, antes que compreendam os riscos para a saúde. Em apenas três anos de divulgação dessa publicidade, o fabricante teve um aumento de 64% nas vendas para adolescentes. Um estudo realizado na Faculdade de Medicina da Geórgia (EUA) constatou que 91% das crianças de seis anos de idade que foram avaliadas conheciam esse camelo fumante.

Outro personagem muito conhecido no mundo do cigarro é o cowboy machão, despreocupado, cuja mensagem, nas palavras de um rapaz, é: “quando você está fumando, ninguém o segura”. Consta que o produto de consumo mais vendido no mundo é um cigarro que controla 69% do mercado entre os fumantes adolescentes e que a marca que mais investe em publicidade. Como um incentivo a mais, todo maço traz cupons que podem trocados por jeans, bonés e roupas esportivas do gosto da moçada.

Reconhecendo o tremendo poder da publicidade, grupos antifumo conseguiram que se proibissem em muitos países os anúncios publicitários de cigarro na televisão e no rádio. Mas um jeito que os espertos anunciantes de cigarro acharam de driblar o sistema foi colocar outdoors em pontos estratégicos em eventos esportivos. É por isso que numa partida de futebol televisionada para uma grande audiência de jovens talvez apareça, em primeiro plano, a imagem do jogador favorito desses telespectadores, prestes a fazer uma jogada, e em segundo plano, sorrateiramente, um enorme outdoor.

Aqui no Brasil, a minissérie Presença de Anita , chamou a atenção aos vários cigarros consumidos pela protagonista de apenas 18 anos. A representação foi tamanha, ao ponto da própria atriz tornar-se dependente. A mensagem descarada é que fumar dá prazer, boa forma, virilidade e popularidade. “Onde eu trabalhava”, disse um consultor de publicidade, “tentávamos de tudo para influenciar a garotada de 14 anos a começar a fumar”. Os anúncios na Ásia apresentam ocidentais atléticos, saudáveis e cheios de juventude, divertindo-se a valer em praias e quadras esportivas – fumando, é claro. “Top models e estilos de vida ocidentais criam padrões glamorosos a imitar”, comentou um informe de marketing, “e os fumantes asiáticos nunca se fartam disso”.


Não Fumantes em Risco


Você mora, trabalha ou viaja com fumantes inveterados? Então talvez corra o risco ainda maior de contrair câncer de pulmão ou doenças cardíacas. Um estudo realizado em 1993 pela Agência para Proteção do Meio ambiente (EPA, em inglês) concluiu que a fumaça de cigarro no ambiente é um carcinógeno do Grupo A, o mais perigoso. O relatório analisou exaustivamente os resultados de 30 estudos da fumaça produzidas pelo cigarro em repouso e da fumaça expelida depois de tragada.

A EPA diz que a inalação passiva da fumaça de cigarro é responsável pelo câncer de pulmão que mata 3.000 pessoas todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Médica Americana confirmou essas conclusões, em junho de 1994, com a publicação de um estudo que revela que as mulheres que nunca fumaram, mas que inalam fumaça de cigarro no ambiente, correm um risco 30% maior de contrair câncer de pulmão do que outras pessoas que também nunca fumaram.

No caso das crianças pequenas, a fumaça de cigarro resulta em 150.000 a 300.000 casos anuais de bronquite e pneumonia. A fumaça agrava os sintomas de asma em 200.000 a 1.000.000 de crianças todo o ano nos Estados Unidos. A Associação Cardíaca Americana calcula que ocorram, todo o ano, 40.000 mortes por doenças cardiovasculares causadas pela fumaça de cigarro no ambiente. Um levantamento feito pela equipe de José Rosember, pneumologista brasileiro, avaliou os efeitos do tabagismo na saúde de 15 mil crianças entre zero e um ano. Nas famílias em que o pai fuma, cerca de 25%das crianças apresentou problemas respiratórios. Quando a mãe é fumante o número passa para 49%, pois ela tem mais contato com

Em 2002, o governo brasileiro estampará nos maços de cigarro, imagens e alertas aterradores, como por exemplo uma doente grave aparecendo num leito de hospital com câncer de pulmão. Terá também imagens de crianças prematuras para alertar o fumo durante a gravidez e frases de efeito como “Fumar causa impotência sexual”. Será a maior ofensiva contra os mais de 30 milhões de viciados, que segundo o Ministério da Saúde mata 80 mil brasileiros por ano.

Mas, para quem quer se livrar da dependência, a medicina está trazendo tratamentos desde terapias e antidepressivos até chicletes e adesivos de nicotina. Já existem várias alternativas contra o cigarro, segundo o psiquiatra Montezuma Ferreira, do Ambulatório de Tabagismo do Hospital das Clínicas de São Paulo “Hoje é mais fácil parar de fumar”.

Algumas dessas alternativas se baseiam na reposição de nicotina. O fumante é poupado dos efeitos da interrupção repentina do hábito, como a irritabilidade. Então, se oferece ao corpo a nicotina mas em doses menores até que ele dispense a substância, como é o caso do chiclete e do adesivo de nicotina. Há outros tratamentos que usam antidepressivos, com bupropriona (Zyban, da empresa Glaxowellcome). Mas ainda não se sabe como ele funciona contra a dependência. Acredita-se que a droga aumente o efeito de substâncias como a seretonina e a dopanina. Assim, o fumante teria as mesmas sensações de bem-estar causadas pela nicotina. Porém, esses tratamentos são recomendados para pacientes que fumam mais de quinze cigarros por dia, ou seja, um alto grau de dependência.

Há até técnicas para quem, durante o tratamento, sente um desejo incontrolável de fumar. Trata-se de um sray de nicotina. Ao bater aquela vontade de tragar, o fumante pode borrifar um pouco do líquido no nariz. Mas esse produto só existe nos Estados Unidos. Já descobriu-se que o cérebro possui receptores de nicotina, espécies de fechadura localizadas nas células nas quais o composto se encaixa. A partir daí começam a ser liberadas no corpo substâncias como a seretonina, catecolamida e dopamina. Elas estão envolvidas no processamento de sensações como bom-humor e relaxamento. Com o tempo, o corpo se acostuma com a nicotina e precisa cada vez mais dela para sentir as mesmas coisas. Está consolidada a dependência.

Sabe-se também que além da nicotina, o outro vilão é o alcatrão. Ele causa alterações nas células que podem levar ao desenvolvimento de vários tipos de câncer como o de pulmão e o de boca.

 
Constatações de 50.000 Estudos


A seguir temos uma pequena amostra do que preocupa os pesquisadores com relação ao fumo e à saúde:

• Câncer de Pulmão:

87% das mortes por câncer de pulmão ocorrem entre os fumantes.

• Doenças Cardíacas:

os fumantes correm um risco de 70% maior de apresentar doenças cardíacas

• Câncer de Mama:

as mulheres que fumam 40 ou mais cigarros por dia têm uma probabilidade 74% maior de morrer de câncer de mama.

• Deficiências Auditivas:

os bebês de mulheres fumantes têm maiores dificuldades em processar sons.

• Complicações da Diabetes:

os diabéticos que fumam ou que mascam tabaco correm maior risco de ter graves complicações renais e apresentam retinopatia (distúrbios da retina) de evoluções mais rápidas.

• Câncer de Cólon:

dois estudos com mais de 150.000 pessoas mostram uma relação clara entre o fumo e o câncer de cólon.

• Asma:

a fumaça pode piorar a asma em crianças

• Predisposição ao Fumo:

as filhas de mulheres que fumavam durante a gravidez têm quatro vezes mais probabilidade de fumar também.

• Leucemia:

suspeita-se que o fumo cause leucemia mielóide.

• Contusões em Atividades Físicas:

segundo um estudo do Exército dos Estados Unidos, os fumantes têm mais probabilidades de sofrer contusões em atividades físicas.

• Memória:

doses altas de nicotina podem reduzir a destreza mental em tarefas complexas.

• Depressão:

psiquiatras estão investigando evidências de que há uma relação entre o fumo e a depressão profunda, além da esquizofrenia.

• Suicídio:

um estudo feito entre enfermeiras mostrou que a probabilidade de cometer suicídio era duas vezes maior entre as enfermeiras que fumavam.

• Outros perigos a acrescentar à lista:

câncer da boca, laringe, gargantas, esôfago, pâncreas, estômago, intestino delgado, bexiga, rins e colo do útero; derrame cerebral, ataque cardíaco, doenças pulmonares crônicas, distúrbios circulares, úlceras pépticas, diabetes, infertilidade, bebês abaixo do peso, osteoporose e infecções dos ouvidos. Pode-se acrescentar ainda o perigo de incêndios, já que o fumo é a principal causa de incêndios em residências, hotéis e hospitais.


O Pulmão e o Coração

O pulmão humano é composto de pequenos glóbulos chamados alvéolos. O fluxo de sangue e a irrigação sanguinia entre o coração e o pulmão são intensos. A fumaça do cigarro prejudica diretamente o funcionamento do sistema coração-pulmão. Com o passar do tempo os alvéolos pulmonares vão sendo cimentados pelos componentes da fumaça do cigarro, deixando de fazer sua função. O organismo então passa a ter menor oxigenação dos tecidos, resultando em maior facilidade de cansaço para o fumante. O cigarro também causa inúmeros danos ao coração, tal como infarto.


É Possível Libertar-se


• Milhões de pessoas conseguiram se libertar do vício da nicotina. Se você fuma, você também poderá largar esse hábito prejudicial.

Aqui vão algumas dicas:

• Saiba de antemão o que esperar. Os sintomas de abstinência podem incluir ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, fortes desejos de fumar, talvez por causa de um momento estressante (lembre-se de que o impulso em geral passa dentro de cinco minutos), dificuldade de concentração e tremores. Isso não é nada confortável, mas os sintomas mais intensos duram apenas alguns dias e vão desaparecendo à medida que o corpo vai se livrando da nicotina.

• Analise sua rotina para ver quando você procurava um cigarro e altere esse padrão, pois a mente estava condicionada por comportamentos associados ao fumo. Por exemplo, se fumava logo após as refeições, crie a determinação de levantar-se logo em seguida e caminhar ou lavar os pratos. Se estiver desanimado por causa de recaídas, não desista.

O importante é continuar tentando.

• Parar de fumar é uma coisa. Largar de uma vez por todas o fumo é outra coisa. Estabeleça alvos de abstinência: um dia, uma semana, três meses, para daí então parar de fumar para sempre.

• Se a idéia de engordar o incomoda, lembre-se de que os benefícios de parar de fumar superam esses quilinhos a mais. É bom ter frutas e hortaliças à disposição. E beba muita água.


E falando em benefícios ao parar de fumar saiba mais sobre isso:

• Vinte minutos depois de deixar o cigarro, a pressão arterial e os batimentos cardíacos retornam ao normal

• Um dia depois de largar o vício, as chances de infarto começam a se reduzir

• Após três dias, há um aumento da capacidade respiratória

• De duas a 12 semanas a circulação sangüínea melhora

• No intervalo de 1 a 9 meses a tosse e as infecções das vias aéreas vão cessando. A capacidade física melhora

• Em um ano diminui o risco de doença coronariana em 50% Em dez anos caem as chances do aparecimento de câncer

• No período de dez a 15 anos o perigo de desenvolver problemas cardíacos se iguala ao de uma pessoa que nunca fumou.


Estatísticas


Mais de 300 pessoas morrem por dia no Brasil em conseqüência ao hábito de fumar. A Organização Mundial de Saúde prevê que, se nada for feito, em 2020 o vício do cigarro levará mais de 10 milhões de pessoas à morte, por ano.

Conclusão


O fumo e seus derivados fazem parte do grupo de drogas consideradas de alta periculosidade a saúde humana. Vidas são tragadas pelos malefícios do fumo a cada minuto. Entretanto o lucro gerado pelo fumo movimenta bilhões de dólares todos os anos. Milhares de horas de propaganda a favor do fumo são veiculadas nos meios de comunicação de massa toda semana buscando novos mercados consumidores. Se o fumo é um mal para uns, faz muito bem a outros tantos que usufruem do lucro gerado pelo fumo e seus derivados. A grande maioria entretanto, morre e adoece todos os dias. O fumo traz inúmeras despesas à nossa sociedade.  (http://www.areaseg.com/toxicos/fumo.html)

quarta-feira, 26 de maio de 2010

26 de maio: Dia Nacional de Combate ao Glaucoma



 
O glaucoma faz parte de um grupo de doenças oculares que, gradualmente, "roubam" a visão sem aviso prévio e, não raro, sem sintomas aparentes.


Instituído pela Lei Nº 10.456/02, o Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, dia 26 de maio, é uma data propícia às reflexões sobre a doença e em como ela afeta a qualidade de vida dos pacientes que são acometidos por este mal. “No Brasil, há muito tempo, a saúde ocular do brasileiro é relegada a segundo plano e tratada com mutirões. É o mutirão da catarata, o mutirão do glaucoma, mutirão para medir a pressão do olho... Considero muito propício falar sobre a doença no Dia Nacional de Combate ao Glaucoma para constatarmos que muito pode ser feito, além dos mutirões, em prol do bem-estar da população”, afirma o oftalmologista Virgilio Centurion, diretor-clínico do IMO.



Segundo o médico, o glaucoma faz parte de um grupo de doenças oculares que, gradualmente, "roubam" a visão sem aviso prévio e, não raro, sem sintomas. A perda da visão é causada por um dano no nervo óptico. “Até pouco tempo atrás, pensava-se que a alta pressão intraocular (API) era a principal causa do dano no nervo óptico. Apesar da API representar claramente um fator de risco, hoje, são conhecidos muitos outros fatores que podem levar a perda de visão devido ao glaucoma”, informa Virgilio Centurion.



A seguir, o oftalmologista fornece informações detalhadas sobre a doença, que segundo a Associação Brasileira dos Portadores de Glaucoma Seus Amigos e Familiares (ABRAG) atinge 900 mil brasileiros, com idade acima de 40 anos.



- Causas da doença

A causa do glaucoma é desconhecida. O que se sabe é que existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença. Dentre estes fatores destacam-se: idade avançada, diabetes mellitus, hipertensão arterial, miopia, raça negra e hereditariedade.



- Formação do glaucoma

A pressão elevada no interior do olho, no decorrer de alguns anos, lesa as fibras nervosas do nervo óptico. Com isso, o portador da doença começa a perder a visão periférica. Ou seja, quando o indivíduo olha para a frente, enxerga nitidamente os objetos que estão distantes, porém não vê o que está nas laterais. Seria como se o olho estivesse observando através de um tubo. Nos estágios mais avançados, a visão central também é atingida.



- Pressão intra-ocular

O olho contém um líquido (humor aquoso) que circula continuamente no seu interior. Esse líquido é produzido constantemente e escoado por uma região denominada malha trabecular. No caso do glaucoma, há uma diminuição no escoamento deste líquido, o que faz com que ele se acumule dentro do olho e provoque um aumento da pressão intra-ocular.



- Tratamento do glaucoma

O glaucoma é uma doença crônica que não tem cura, mas na maioria dos casos, pode ser controlado com tratamento adequado e contínuo. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores são as chances de se evitar a perda da visão. O tratamento clínico inicial é feito com colírios que baixam a pressão intra-ocular. A laserterapia é indicada quando o tratamento clínico não está sendo capaz de conter os níveis elevados de pressão. O tratamento cirúrgico é deixado para última instância. A indicação mais precoce da cirurgia é recomendada nos casos em que o paciente por problemas sociais, culturais ou econômicos, apresenta pouca fidelidade ao tratamento clínico.



- Tipos de glaucoma

Existem classificações bastante complexas para esta doença. Vamos esclarecer os três tipos mais usuais:

- glaucoma congênito, quando a criança já nasce com a doença. O pediatra pode diagnosticá-la através de alterações como globo ocular aumentado, com uma córnea grande e opacificada. Estas alterações são decorrentes do aumento de pressão intra-ocular que acontece durante a gestação.

- glaucoma agudo, um olho normal sofre um grande e repentino aumento da pressão intra-ocular, causando dor ocular tão intensa que, em geral, provoca crises de vômito.

- glaucoma crônico é o mais freqüente e mais preocupante. Neste caso, o aumento da pressão intra-ocular é progressivo e assintomático. A pessoa não percebe que está com a pressão elevada e o único modo de detectar a doença é através da medição da pressão durante um exame ocular.



- Hereditariedade

O glaucoma é uma das doenças em que o fator hereditário apresenta grande relevância. 20% dos glaucomatosos têm história familiar dessa doença. O risco dos descendentes em primeiro grau apresentarem a doença varia de 10 a 40%. Portanto, as pessoas que têm um dos pais com glaucoma têm, também, uma probabilidade muito maior de desenvolver a doença.



- Prevalência da doença

O glaucoma não apresenta prevalência maior ou menor no tocante ao sexo. Com relação à idade, a freqüência aumenta progressivamente após a quarta década de vida.



- Prevenção à doença

São recomendadas consultas, pelo menos uma vez por ano, com o oftalmologista, após ter completado 40 anos de idade. Já para os indivíduos que apresentem casos de glaucoma na família, o ideal é iniciar as consultas periódicas mais cedo. A recomendação mais importante é lembrar que o glaucoma não apresenta sintomas. Logo, não é necessário sentir alguma dor ou alteração na visão para procurar o oftalmologista.



- Medicamentos contra-indicados

O cuidado com alguns medicamentos depende do tipo de glaucoma e alguns deles são contra-indicados porque podem agravar o quadro clínico. O melhor a fazer é consultar o oftalmologista para se informar sobre o medicamento mais adequado a cada caso.



- Qualidade de vida

Os glaucomatosos podem realizar qualquer atividade desde que não haja excesso. O glaucoma é melhor controlado em pacientes saudáveis e que sigam com rigor as orientações médicas. Para atividades normais do cotidiano, não há restrições. No entanto, se o paciente de glaucoma quiser praticar algum exercício que exija esforço - musculação, por exemplo - é necessário ter um bom condicionamento físico. De qualquer forma, é importante consultar sempre o oftalmologista. Há também a necessidade de tomar cuidados antes de ir à praia ou à piscina. Quem já se submeteu a uma cirurgia de glaucoma precisa ter mais cuidado. Qualquer contaminação adquirida nesses ambientes pode piorar o quadro clínico.



- Dieta alimentar

Uma alimentação saudável é sempre importante para o bom funcionamento do organismo, mas isso não quer dizer que o paciente com glaucoma possa usar a dieta como uma forma de tratamento.



- Glaucomatosas grávidas

Nem todos os colírios são recomendados para grávidas. O melhor a fazer é consultar um oftalmologista para que ele analise cada caso.



- Crianças portadoras de glaucoma

Crianças com glaucoma apresentam diferenças no diagnóstico e tratamento em relação aos adultos. No entanto, se for tratado desde cedo e de maneira adequada, o glaucoma em crianças não impede o portador de enxergar claramente e levar uma vida normal.



IMO

O Instituto de Moléstias Oculares, IMO, é hoje uma das referências internacionais no tratamento oftalmológico, especialmente, nas áreas de diagnóstico, cirurgia e terapia. A clínica localiza-se na cidade de São Paulo, na Avenida Ibirapuera, é formada por uma equipe de profissionais altamente qualificados e devidamente credenciados junto às sociedades e instituições de classe nacionais e internacionais. Dispõe de condições ideais para atender com excelência o público, desde a infância até a terceira idade. Por manter convênios com de 60 planos de saúde, pode realizar um atendimento amplo e diversificado à população.



SERVIÇO:

IMO – Instituto de Moléstias Oculares:


Endereço: Avenida Ibirapuera, 624.

São Paulo-SP

Horário de atendimento: 08:00 às 18:30, de segunda a sexta-feira

08:00 às 12:00, aos sábados

Telefone: (11) 5573 6424

Site: http://www.imo.com.br/

E-mail: imo@imo.com.br

Fonte: Márcia Wirth

Tel: (11) 5041 6827/93943597

E-mail: wirhmarcia@uol.com.br



Fonte: http://www.servidorpublico.net/noticias/2006/05/23/26-de-maio-dia-nacional-de-combate-ao-glaucoma/

terça-feira, 11 de maio de 2010

Capacitação do eixo saúde para universitários do Programa Escola da Família.


No dia 25/04/2010 a supervisora e a monitora da saúde do projeto APE organizou na escola estadual Dr. Alberto Cardoso o primeiro encontro de universitários no ano de 2010, que trabalham o eixo saúde nas escolas da região norte-2. Participaram 34 universitários de diferentes escolas, o encontro serviu para entender melhor como e o porquê trabalhar ações preventivas com o público e comunidade escolar.



Foram tratados diversos temas: Como abordar o publico e falar sobre saúde e prevenção, a importância de uma escovação adequada de dentes, obesidade e medidas corporais, percentual de gordura, DST, AIDS, gravidez na adolescência e sexualidade.


Os universitários presentes tiraram dúvidas e relataram experiências com o projeto da saúde, além de saborear uma macarronada no almoço.



 
Agradecemos todos os participantes e aguardamos o segundo encontro.

domingo, 18 de abril de 2010

DIA 08 DE ABRIL- DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER




Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia 08 de Abril é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer, a data revela o quão importante é o trabalho preventivo no combate à doença, assim como em um melhor prognóstico àqueles que são por ela acometidos.

No calendário de ações preventivas do Projeto APE, o dia de combate ao Câncer está presente, por isso, esperamos que o tema seja abordado pelas equipes regionais com o objetivo de alertar a comunidade intra e extraescolar sobretudo quanto a incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.

Sobre o Câncer

A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.

Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

No Brasil

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.

Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência da propagação do hábito de fumar.

Câncer na Infância e na Adolescência

Segundo o INCA, todo ano surgem entre 12 e 13 mil casos de câncer em crianças no Brasil. É a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade, por falta de tratamento e diagnóstico a tempo. Além disto, um diagnóstico demorado pode exigir tratamentos mais traumáticos, capazes de deixar seqüelas ou exigir amputação.

É importante destacar que o diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer infantil. Isto serve de alerta para os sintomas que, no início do câncer, parecem típicos de doenças corriqueiras das crianças. Com o diagnóstico a tempo, 60% dos casos na infância têm cura.

Os sintomas envolvem manifestações comuns a outras doenças não malignas como palidez, anemia, febre baixa, perda de peso, sudorese noturna, dor óssea ou nas juntas, ínguas, dor de cabeça, dificuldade para andar, dor de cabeça, inchaços e vômitos. É sempre bom investigar: um sintoma de verminose, como a barriga inchada, pode indicar um tumor no rim ou alças intestinais, por exemplo. Os tumores malignos que mais acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, Sarcoma de Ewing, Linfoma de Hodgkin, Retinoblastoma, Câncer hepático e Osteossarcoma.

A quimioterapia é indicada em 65% dos casos, associada ou não a cirurgias. A radioterapia também pode ser utilizada no tratamento de alguns casos. Para que a criança possa receber altas doses de quimioterapia, às vezes pode ser feito um transplante de medula óssea.

Hoje já se sabe que são raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários. No entanto, pode-se dizer que é forte.

Algumas causas de câncer

A influência de fatores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia. Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer.

Primeiro, é bom deixar claro que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer. Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.

Câncer diferenças entre homens e Mulheres

A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, glândula responsável pela produção do líquido seminal. É mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos; sua prevenção se dá com a ida regular ao urologista.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitos psicológicos. Quando diagnosticado tardiamente, pode ser necessário a mastectomia (retirada da mama). O câncer de mama é mais comum após os 35 anos. Porém, toda mulher deve se prevenir fazendo o autoexame das mamas. Ainda assim, o câncer ginecológico é o maior causador de morte entre as mulheres, as quais devem se prevenir por meio da colposcopia e da prática de sexo seguro, com uso de preservativos.

Câncer de Pele o mais comum no Brasil

O tipo de câncer mais freqüente no Brasil é o de pele (cerca de 25% dos casos), geralmente provocado pela exposição excessiva ao sol. Em dias ensolarados, quando fazemos caminhadas, praticamos esportes ou vamos à praia, precisamos nos proteger do sol. Para isso, podemos usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar, além de não se expor ao sol das 10 às 16 horas, horários em que os raios ultravioleta são mais intensos.

Hábitos Alimentares

Muitos alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Se consumidos por um longo período de tempo, muitos alimentos contribuem para o surgimento de células cancerosas. Então, preste atenção nas dicas abaixo:

Perigo! Alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação:
  • Alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.

  • Alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).

A forma de preparar os alimentos também influencia no risco de câncer. Por isso, o se deve optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Como o brasileiro se alimenta?

No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:
  • A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.
  • O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
  • Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.
  • Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais alimentos fazem bem à saúde?

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.

Sugestões para a feira:
  • cebola, brócolis, repolho e couve-flor;
  • legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;
  • folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;
  • frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;
  • alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e milho.

Filtros Solares

Os filtros solares reduzem os efeitos negativos da radiação ultravioleta, mas nem todos os filtros disponíveis no mercado protegem de fato. Atenção para alguns detalhes:
  • Muitos protetores criam uma falsa sensação de segurança ao não permitirem, por exemplo, que as pessoas sintam ardência na pele, encorajando-as a se exporem ao sol por mais tempo.
  • O filtro solar não tem como objetivo aumentar o tempo de exposição ao sol ou agir como bronzeador.
  • O fator de proteção varia de acordo com a quantidade de creme aplicada, a freqüência de aplicação, a transpiração e a exposição à água.
  • Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposição ao sol e reaplicados após a pessoa nadar, suar e se secar com toalhas.
  • Os filtros devem ter Fator de Proteção Solar igual ou acima de (FPS) 15.

Outras Medidas de Prevenção

Mudando hábitos

  • Pare de fumar
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
  • Evite exposição prolongada ao sol

Exames

  • A partir dos 20 anos, a mulher deve fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero
  • Aos 35 anos, a mulher deve submeter-se a uma mamografia de base; aos 40, uma mamografia de controle e a partir dos 50 anos, a uma anual
  • Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar exame de sangue oculto nas fezes

Boa Notícia

O câncer é a doença crônica mais curável nos dias de hoje. Nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos casos foram tratados. Já no Brasil, estima-se que este número seja menor, principalmente pelo fato de que os diagnósticos não são feitos precocemente.

No site do INCA: http://www.inca.gov.br/ é possível obter maiores informações sobre o Câncer, inclusive há uma seção com perguntas e respostas que contemplam também questões relativas a planos de saúde e disponibilização gratuita de medicamentos pelo governo.

O site do Projeto se toque também possui ótimas informações, consulte: www.setoque.org.br


CALENDÁRIO DA SAÚDE


Como todo dia é dia de alguma coisa na saúde não poderia ser diferente, separamos um calendário da saúde para facilitar a pesquisa de Universitários do Programa Escola da Família, assim todas as escolas podem unificar os temas e trabalhar junto à comunidade.

ABRIL

02 a 07 - Semana Estadual da Saúde
04 a 11 - Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson
04 - Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson
07 - Dia do Médico Legista
07 - Dia Mundial da Saúde
08 - Dia Mundial de Combate ao Câncer
11 - Dia Internacional do Parkinson
12 - Dia da Obstetriz
14 - Dia do Técnico em Serviços de Saúde
17 - Dia Internacional da Hemofilia
26 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30 - Dia Nacional da Mulher


MAIO

02 - Dia Mundial de Combate a Asma
07 - Dia do Oftalmologista
07 - Dia Nacional de Prevenção da Alergia
12 - Dia Internacional da Enfermagem
12 - Dia do Enfermeiro
12 a 20 - Semana Brasileira de Enfermagem
15 - Dia do Assistente Social
15 - Dia do Combate a Infecção Hospitalar
15 - Dia Nacional do Combate das Infecções Hospitalares
18 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
19 - Dia Estadual do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
20 - Dia Nacional do Medicamento Genérico
20 - Dia Nacional dos técnicos e auxiliares de enfermagem
25 - Dia do Massoterapeuta
26 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
28 - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
28 - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
31 - Dia Mundial Sem Tabaco
3° Domingo de maio - Dia Estadual do Celíaco
3ª semana de maio - Semana Estadual de Educação Alimentar
3ª semana de maio - Semana da Alergia
Semana que compreende o dia 28 - Semana Estadual de Saúde da Mulher

JUNHO

01 - Semana Mundial do Meio Ambiente
05 - Dia da Ecologia
05 - Dia do Agente do Meio Ambiente
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente
06 - Dia Nacional do Teste do Pezinho
09 - Dia Mundial da Imunização
11 - Dia do Educador Sanitário
21 - Dia Nacional de Controle da Asma
26 - Dia de Conscientização do Combate às Drogas na Escola
26 - Dia Internacional de Combate às Drogas
27 - Dia Internacional do Diabético
29 - Dia Estadual da Saúde do Coração
1ª semana de Junho - Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre a importância das Doenças Respiratórias

JULHO

01 - Dia da vacina BCG
01 - Dia do Enfermeiro de Saneamento
02 - Dia do Hospital
08 - Dia Mundial da Alergia
10 - Dia da Saúde Ocular
13 - Dia do Engenheiro de Saneamento
14 - Dia Nacional do Enfermo
14 - Dia do Administrador Hospitalar
17 - Dia de Proteção às Florestas
27 - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
27 - Dia do Pediatra
28 - Dia Nacional do Controle do Colesterol
29 - Aniversário de Criação do Ministério da Saúde

AGOSTO

A partir do dia 05 - Semana de Vacinação de Adultos
05 - Dia Nacional da Saúde
05 - Dia Nacional da Farmácia
27 - Dia Nacional do Psicólogo
29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo
30 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerosa Múltipla
31 - Dia do Nutricionista

SETEMBRO

03 - Dia do Biólogo
05 - Dia do Oficial de Farmácia
05 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
09 - Dia do Médico Veterinário
15 - Dia Estadual do Nutrólogo
16 a 23 - Semana do Alzheimer (Campanha Mundial)
21 - Dia Estadual de Portador do Mal de Alzheimer
21 - Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer
23 - Dia Estadual de Combate ao Stress
27 - Dia Internacional do Idoso
27 - Dia Nacional da Doação de Órgãos
30 - Dia Estadual Universitário Antitabagismo
Semana que contemple o dia 27 - Semana de Divulgação dos Direitos e Serviços inerentes ao Idoso
Semana que compreende o dia 27 - Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes

OUTUBRO

01 - Dia Nacional do Idoso
01 a 07 - Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno
03 - Dia Mundial do Dentista
04 - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
06 a 12 - Semana Estadual de Nutrição Infantil
10 - Dia Mundial da Saúde Mental
10 - Dia Mundial da Alimentação
11 - Dia do Deficiente Físico
11 - Dia Internacional da Prevenção à Obesidade
11 - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
12 - Dia da Cirurgia Infantil
12 a 18 - Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância
13 - Dia do Fisioterapeuta
13 - Dia da Terapia Ocupacional
16 - Dia Mundial da Alimentação
16 - Dia do Anestesista
18 - Dia do Médico
20 - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
21 - Dia Nacional de Combate à Sífilis
22 - Dia Internacional de Atenção à Gagueira
23 - Dia Estadual do Alerta sobre o uso nocivo do álcool
25 - Dia Nacional da Saúde Bucal
25 - Dia Estadual do Cirurgião-Dentista
29 - Dia Nacional de Combate à Psoríase
29 - Dia Estadual da Pessoa com Psoríase

NOVEMBRO

05 - Dia Nacional de Controle à Dengue
08 - Dia Estadual do Técnico em Radiologia
10 - Dia Nacional da Surdez
14 - Dia Mundial e Nacional do Diabético
16 - Dia do Não Fumar
16 - Dia Estadual do Ostomizado
16 - Dia Nacional dos Ostomizados
17 - Dia Nacional de Combate a Tuberculose
18 - Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue
20 - Dia Nacional do Biomédico
21 - Dia Nacional da Homeopatia
23 - Dia Nacional de combate ao Câncer Infantil
24 - Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue
25 - Dia Nacional do Doador de Sangue
27 - Dia Internacional e Nacional da Luta Contra o Câncer
Última semana de novembro - Semana Estadual de Incentivo à Doação de Ossos
Último domingo de novembro - Dia Estadual do Deficiente Surdo-cego

DEZEMBRO

01 - Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS
02 - Dia Panamericano da Saúde
03 - Dia Internacional de Luta dos Portadores de Deficiência
09 - Dia da Criança Defeituosa
09 - Dia do Fonoaudiólogo
09 - Dia do Alcoólico Recuperado
13 - Dia do Cego
13 - Dia do Ótico

O calendário ajudará na escolha do tema abordado por semana, alguns meses já se passaram e por isso deixamos de postas os meses de janeiro, fevereiro e março.

Divirtam-se e bom trabalho!