Pesquisar este blog

domingo, 18 de abril de 2010

DIA 08 DE ABRIL- DIA MUNDIAL DE COMBATE AO CÂNCER




Dia Mundial de Combate ao Câncer

No dia 08 de Abril é celebrado o dia Mundial de Combate ao Câncer, a data revela o quão importante é o trabalho preventivo no combate à doença, assim como em um melhor prognóstico àqueles que são por ela acometidos.

No calendário de ações preventivas do Projeto APE, o dia de combate ao Câncer está presente, por isso, esperamos que o tema seja abordado pelas equipes regionais com o objetivo de alertar a comunidade intra e extraescolar sobretudo quanto a incorporação de hábitos de vida mais saudáveis.

Sobre o Câncer

A palavra câncer tem origem latina e significa, literalmente, caranguejo. Tem esse nome, pois as células doentes atacam e se infiltram nas células sadias como se fossem os tentáculos de um caranguejo.

Geralmente, o câncer começa no órgão onde as células anormais iniciam o ataque. Se for diagnosticado, pode ser curado com cirurgia ou radioterapia. E quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura.

No Brasil

Atualmente, o câncer é a segunda causa de morte por doença, no Brasil. Somente na Região Nordeste, ele representa a terceira causa de morte por doença. Nas demais regiões, segue-se às doenças cardiovasculares, como causa de morte, com incidência maior na Região Sul.

Os motivos que levam ao grande número de casos são o aumento da expectativa de vida da população em geral, associada à maior exposição a fatores de risco. O tipo de câncer que mais cresce é o de pulmão, em conseqüência da propagação do hábito de fumar.

Câncer na Infância e na Adolescência

Segundo o INCA, todo ano surgem entre 12 e 13 mil casos de câncer em crianças no Brasil. É a terceira causa-morte de crianças entre um e 14 anos de idade, por falta de tratamento e diagnóstico a tempo. Além disto, um diagnóstico demorado pode exigir tratamentos mais traumáticos, capazes de deixar seqüelas ou exigir amputação.

É importante destacar que o diagnóstico precoce é a melhor arma contra o câncer infantil. Isto serve de alerta para os sintomas que, no início do câncer, parecem típicos de doenças corriqueiras das crianças. Com o diagnóstico a tempo, 60% dos casos na infância têm cura.

Os sintomas envolvem manifestações comuns a outras doenças não malignas como palidez, anemia, febre baixa, perda de peso, sudorese noturna, dor óssea ou nas juntas, ínguas, dor de cabeça, dificuldade para andar, dor de cabeça, inchaços e vômitos. É sempre bom investigar: um sintoma de verminose, como a barriga inchada, pode indicar um tumor no rim ou alças intestinais, por exemplo. Os tumores malignos que mais acometem crianças e adolescentes são a Leucemia, Sarcoma de Ewing, Linfoma de Hodgkin, Retinoblastoma, Câncer hepático e Osteossarcoma.

A quimioterapia é indicada em 65% dos casos, associada ou não a cirurgias. A radioterapia também pode ser utilizada no tratamento de alguns casos. Para que a criança possa receber altas doses de quimioterapia, às vezes pode ser feito um transplante de medula óssea.

Hoje já se sabe que são raros os casos de câncer relacionados exclusivamente a fatores hereditários. No entanto, pode-se dizer que é forte.

Algumas causas de câncer

A influência de fatores externos, como o meio ambiente ou hábitos e costumes presentes em nosso dia-a-dia. Essa pode ser uma boa notícia, pois assim fica mais fácil evitar esse problema. Sem causar grandes transtornos em nossa rotina ou deixar de lado aquilo que gostamos de fazer ou comer, é possível reduzir os riscos de adoecer.

Primeiro, é bom deixar claro que os fatores ambientais são responsáveis por 80% a 90% dos casos de câncer. Só para dar alguns exemplos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele e alguns vírus podem causar leucemia. E ainda, alguns estudos revelaram que certos alimentos também são fatores de risco. Então, pensar nos alimentos que ingerimos diariamente é um passo importante para sairmos vitoriosos nessa luta.

Câncer diferenças entre homens e Mulheres

A maior causa de morte entre os homens é o câncer de próstata, glândula responsável pela produção do líquido seminal. É mais comum entre indivíduos com mais de 50 anos; sua prevenção se dá com a ida regular ao urologista.

O câncer de mama é provavelmente o mais temido pelas mulheres, devido à sua alta incidência e também em razão de seus efeitos psicológicos. Quando diagnosticado tardiamente, pode ser necessário a mastectomia (retirada da mama). O câncer de mama é mais comum após os 35 anos. Porém, toda mulher deve se prevenir fazendo o autoexame das mamas. Ainda assim, o câncer ginecológico é o maior causador de morte entre as mulheres, as quais devem se prevenir por meio da colposcopia e da prática de sexo seguro, com uso de preservativos.

Câncer de Pele o mais comum no Brasil

O tipo de câncer mais freqüente no Brasil é o de pele (cerca de 25% dos casos), geralmente provocado pela exposição excessiva ao sol. Em dias ensolarados, quando fazemos caminhadas, praticamos esportes ou vamos à praia, precisamos nos proteger do sol. Para isso, podemos usar chapéu, guarda-sol, óculos escuros e filtro solar, além de não se expor ao sol das 10 às 16 horas, horários em que os raios ultravioleta são mais intensos.

Hábitos Alimentares

Muitos alimentos têm sido associados com o processo de desenvolvimento do câncer, principalmente câncer de mama, cólon (intestino grosso), reto, próstata, esôfago e estômago. Por que isso acontece? Se consumidos por um longo período de tempo, muitos alimentos contribuem para o surgimento de células cancerosas. Então, preste atenção nas dicas abaixo:

Perigo! Alimentos que devem ser evitados ou ingeridos com moderação:
  • Alimentos ricos em gorduras (como carnes vermelhas), frituras, molhos com maionese, leite integral e derivados (como manteiga), bacon, presunto etc.

  • Alimentos que contêm níveis significativos de agentes cancerígenos: conservas em geral (picles, salsichas e alguns tipos de enlatados); defumados e churrascos; alimentos preservados em sal (como carne-de-sol, charque e peixes salgados).

A forma de preparar os alimentos também influencia no risco de câncer. Por isso, o se deve optar por métodos de cozimento que usem baixas temperaturas, como vapor, fervura, ensopado, guisado, cozido ou assado.

Como o brasileiro se alimenta?

No Brasil, os tipos de câncer relacionados aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade por câncer. Veja os principais problemas:
  • A ingestão de fibras é baixa no Brasil, daí a freqüência de câncer de cólon e reto.
  • O consumo de gorduras é elevado nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, locais com as maiores incidências de câncer de mama no país.
  • Entre os jovens é comum a preferência por hambúrguer, cachorro-quente e batata frita. Esses alimentos possuem a maioria dos fatores de risco alimentares e praticamente não apresentam nenhum fator protetor.
  • Os jovens brasileiros também não consomem, de forma satisfatória, alimentos ricos em fatores de proteção, tais como frutas, verduras, legumes e cereais.

Quais alimentos fazem bem à saúde?

Frutas, verduras, legumes e cereais integrais são alimentos ricos em nutrientes (vitaminas, fibras e outros compostos) que auxiliam as defesas naturais do corpo a destruírem os fatores cancerígenos antes que eles prejudiquem as células, além de bloquearem ou reverterem os estágios iniciais do câncer.

Sugestões para a feira:
  • cebola, brócolis, repolho e couve-flor;
  • legumes vermelhos ou amarelos: cenoura, abóbora, batata-baroa, batata-doce etc.;
  • folhas em geral, principalmente as de cor verde escura;
  • frutas como laranja, caju, acerola, mamão, entre outras;
  • alimentos tradicionalmente consumidos pelos brasileiros, como feijão e milho.

Filtros Solares

Os filtros solares reduzem os efeitos negativos da radiação ultravioleta, mas nem todos os filtros disponíveis no mercado protegem de fato. Atenção para alguns detalhes:
  • Muitos protetores criam uma falsa sensação de segurança ao não permitirem, por exemplo, que as pessoas sintam ardência na pele, encorajando-as a se exporem ao sol por mais tempo.
  • O filtro solar não tem como objetivo aumentar o tempo de exposição ao sol ou agir como bronzeador.
  • O fator de proteção varia de acordo com a quantidade de creme aplicada, a freqüência de aplicação, a transpiração e a exposição à água.
  • Os filtros solares devem ser aplicados antes da exposição ao sol e reaplicados após a pessoa nadar, suar e se secar com toalhas.
  • Os filtros devem ter Fator de Proteção Solar igual ou acima de (FPS) 15.

Outras Medidas de Prevenção

Mudando hábitos

  • Pare de fumar
  • Diminua o consumo de bebidas alcoólicas
  • Evite exposição prolongada ao sol

Exames

  • A partir dos 20 anos, a mulher deve fazer o exame preventivo do câncer de colo do útero
  • Aos 35 anos, a mulher deve submeter-se a uma mamografia de base; aos 40, uma mamografia de controle e a partir dos 50 anos, a uma anual
  • Homens e mulheres com mais de 50 anos devem solicitar exame de sangue oculto nas fezes

Boa Notícia

O câncer é a doença crônica mais curável nos dias de hoje. Nos países desenvolvidos, cerca de 50% dos casos foram tratados. Já no Brasil, estima-se que este número seja menor, principalmente pelo fato de que os diagnósticos não são feitos precocemente.

No site do INCA: http://www.inca.gov.br/ é possível obter maiores informações sobre o Câncer, inclusive há uma seção com perguntas e respostas que contemplam também questões relativas a planos de saúde e disponibilização gratuita de medicamentos pelo governo.

O site do Projeto se toque também possui ótimas informações, consulte: www.setoque.org.br


CALENDÁRIO DA SAÚDE


Como todo dia é dia de alguma coisa na saúde não poderia ser diferente, separamos um calendário da saúde para facilitar a pesquisa de Universitários do Programa Escola da Família, assim todas as escolas podem unificar os temas e trabalhar junto à comunidade.

ABRIL

02 a 07 - Semana Estadual da Saúde
04 a 11 - Semana de Orientação sobre o mal de Parkinson
04 - Dia Nacional do Portador da Doença de Parkinson
07 - Dia do Médico Legista
07 - Dia Mundial da Saúde
08 - Dia Mundial de Combate ao Câncer
11 - Dia Internacional do Parkinson
12 - Dia da Obstetriz
14 - Dia do Técnico em Serviços de Saúde
17 - Dia Internacional da Hemofilia
26 - Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial
30 - Dia Nacional da Mulher


MAIO

02 - Dia Mundial de Combate a Asma
07 - Dia do Oftalmologista
07 - Dia Nacional de Prevenção da Alergia
12 - Dia Internacional da Enfermagem
12 - Dia do Enfermeiro
12 a 20 - Semana Brasileira de Enfermagem
15 - Dia do Assistente Social
15 - Dia do Combate a Infecção Hospitalar
15 - Dia Nacional do Combate das Infecções Hospitalares
18 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial
19 - Dia Estadual do PROERD - Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência
20 - Dia Nacional do Medicamento Genérico
20 - Dia Nacional dos técnicos e auxiliares de enfermagem
25 - Dia do Massoterapeuta
26 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma
28 - Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna
28 - Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher
31 - Dia Mundial Sem Tabaco
3° Domingo de maio - Dia Estadual do Celíaco
3ª semana de maio - Semana Estadual de Educação Alimentar
3ª semana de maio - Semana da Alergia
Semana que compreende o dia 28 - Semana Estadual de Saúde da Mulher

JUNHO

01 - Semana Mundial do Meio Ambiente
05 - Dia da Ecologia
05 - Dia do Agente do Meio Ambiente
05 - Dia Mundial do Meio Ambiente
06 - Dia Nacional do Teste do Pezinho
09 - Dia Mundial da Imunização
11 - Dia do Educador Sanitário
21 - Dia Nacional de Controle da Asma
26 - Dia de Conscientização do Combate às Drogas na Escola
26 - Dia Internacional de Combate às Drogas
27 - Dia Internacional do Diabético
29 - Dia Estadual da Saúde do Coração
1ª semana de Junho - Semana Estadual de Educação e Conscientização sobre a importância das Doenças Respiratórias

JULHO

01 - Dia da vacina BCG
01 - Dia do Enfermeiro de Saneamento
02 - Dia do Hospital
08 - Dia Mundial da Alergia
10 - Dia da Saúde Ocular
13 - Dia do Engenheiro de Saneamento
14 - Dia Nacional do Enfermo
14 - Dia do Administrador Hospitalar
17 - Dia de Proteção às Florestas
27 - Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho
27 - Dia do Pediatra
28 - Dia Nacional do Controle do Colesterol
29 - Aniversário de Criação do Ministério da Saúde

AGOSTO

A partir do dia 05 - Semana de Vacinação de Adultos
05 - Dia Nacional da Saúde
05 - Dia Nacional da Farmácia
27 - Dia Nacional do Psicólogo
29 - Dia Nacional de Combate ao Fumo
30 - Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerosa Múltipla
31 - Dia do Nutricionista

SETEMBRO

03 - Dia do Biólogo
05 - Dia do Oficial de Farmácia
05 - Dia Nacional de Conscientização e Divulgação da Fibrose Cística
09 - Dia do Médico Veterinário
15 - Dia Estadual do Nutrólogo
16 a 23 - Semana do Alzheimer (Campanha Mundial)
21 - Dia Estadual de Portador do Mal de Alzheimer
21 - Dia Nacional de Conscientização da Doença de Alzheimer
23 - Dia Estadual de Combate ao Stress
27 - Dia Internacional do Idoso
27 - Dia Nacional da Doação de Órgãos
30 - Dia Estadual Universitário Antitabagismo
Semana que contemple o dia 27 - Semana de Divulgação dos Direitos e Serviços inerentes ao Idoso
Semana que compreende o dia 27 - Semana Estadual de Incentivo à Doação de Órgãos para Transplantes

OUTUBRO

01 - Dia Nacional do Idoso
01 a 07 - Semana Estadual de Incentivo ao Aleitamento Materno
03 - Dia Mundial do Dentista
04 - Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde
06 a 12 - Semana Estadual de Nutrição Infantil
10 - Dia Mundial da Saúde Mental
10 - Dia Mundial da Alimentação
11 - Dia do Deficiente Físico
11 - Dia Internacional da Prevenção à Obesidade
11 - Dia Nacional de Prevenção da Obesidade
12 - Dia da Cirurgia Infantil
12 a 18 - Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância
13 - Dia do Fisioterapeuta
13 - Dia da Terapia Ocupacional
16 - Dia Mundial da Alimentação
16 - Dia do Anestesista
18 - Dia do Médico
20 - Dia Mundial e Nacional da Osteoporose
21 - Dia Nacional de Combate à Sífilis
22 - Dia Internacional de Atenção à Gagueira
23 - Dia Estadual do Alerta sobre o uso nocivo do álcool
25 - Dia Nacional da Saúde Bucal
25 - Dia Estadual do Cirurgião-Dentista
29 - Dia Nacional de Combate à Psoríase
29 - Dia Estadual da Pessoa com Psoríase

NOVEMBRO

05 - Dia Nacional de Controle à Dengue
08 - Dia Estadual do Técnico em Radiologia
10 - Dia Nacional da Surdez
14 - Dia Mundial e Nacional do Diabético
16 - Dia do Não Fumar
16 - Dia Estadual do Ostomizado
16 - Dia Nacional dos Ostomizados
17 - Dia Nacional de Combate a Tuberculose
18 - Dia D Nacional de Mobilização contra a Dengue
20 - Dia Nacional do Biomédico
21 - Dia Nacional da Homeopatia
23 - Dia Nacional de combate ao Câncer Infantil
24 - Dia Nacional de Mobilização contra a Dengue
25 - Dia Nacional do Doador de Sangue
27 - Dia Internacional e Nacional da Luta Contra o Câncer
Última semana de novembro - Semana Estadual de Incentivo à Doação de Ossos
Último domingo de novembro - Dia Estadual do Deficiente Surdo-cego

DEZEMBRO

01 - Dia Mundial de Prevenção Contra a AIDS
02 - Dia Panamericano da Saúde
03 - Dia Internacional de Luta dos Portadores de Deficiência
09 - Dia da Criança Defeituosa
09 - Dia do Fonoaudiólogo
09 - Dia do Alcoólico Recuperado
13 - Dia do Cego
13 - Dia do Ótico

O calendário ajudará na escolha do tema abordado por semana, alguns meses já se passaram e por isso deixamos de postas os meses de janeiro, fevereiro e março.

Divirtam-se e bom trabalho!